A Jaque Decorações é uma empresa especializada em Decorações de Eventos Personalizados e na produção e comercialização de Artigos para Festas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Balão é brinquedo ou artigo de festa

 

Ao olhar na embalagem do pacote de balão, em algumas marcas vem impresso o selo do INMETRO, assegurando que é um brinquedo seguro. Cada fabricante tem a sua certificação por uma fundação ou instituto autorizadas pelo INMETRO.
O que é o INMETRO? Conforme o site oficial deles - http://www.inmetro.gov.br
"Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País."
Tá bom...... Ainda tem alguns códigos estranhos:
BRI/300-N - Certificado da IBC (Instituto Brasileiro de Certificação) sobre segurança de brinquedos.
IQB 003846 - Certificado da IQB (Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação) para requisitos de segurança de brinquedos
NM 300/2002 - Regulamento Técnico Mercosul sobre segurança de brinquedos da Associação Mercosul de Normalização
Caracas, não é tão fácil fabricar balão como eu pensava....
Artigos de festa são descartáveis como copinho, guardanapinho, garfinho, pratinho, e como balão não termina com "inho", não pode ser artigo de festa.
O balão 260 nunca poderia ser artigo de festa. Uma pesso precisa inflar o balão e depois transformá-lo em um cachorro. Alguém monta o brinquedo para que a criança brinque com o balão 260.
Mesmo os redondos, uma decoração não sai pronto do pacote. Alguém precisa inflar e montar para criar uma forma qualquer, ou seja, é como se estivesse "brincando" com LEGO. Dá para montar um boneco com LEGO, dá para montar um boneco com balões. Dá para montar um castelo com LEGO, dá para montar um castelo com balões. É..... Acho que tem lógica, só não sei como fazer o LEGO flutuar ou estourar..... Como é o que um decorador faz, passaremos a nos denominar brincadores de balões ao invés de decoradores de balões. Sendo assim, os meus projetos nada mais são que instruções de montagem do LEGO, só que ao invés de juntar peças no formato paralelepípedo, juntamos peças redondas.
Balão ainda é um brinquedo de performance, como o IOIO, pipa, skate e o pião, é preciso saber usar para ter efeito. Balão vazio fora do pacote não tem nenhuma função a não ser que seja usado por um conhecedor devidamente treinado.
No dia que balão for considerado artigo de festa, a camisinha também precisa ser classificado na mesma categoria, afinal camisinha é usada em momentos bem festivos....
Ainda bem que balão é brinquedo, senão a alíquota de IPI seria de 20% (artigo de festa) ao invés de 10% (brinquedo)..... Imposto de artigo de festa é o dobro que de brinquedo. Este imposto é brinquedo não.....



FONTE:  http://www.esbde.com.br

0 comentários:

Postar um comentário